De chineses para os árabes, para a Europa e todos os continentes. Conheça a história dessa delícia que conquistou o mundo.
A gente simplesmente adora sorvete e isso não é segredo pra ninguém. A maioria das pessoas, assim como a gente, se apaixona por essa delícia gelada logo na primeira vez que experimenta e é por isso que o sorvete é tão associado a momentos de lazer e diversão, fazendo com que quase todo mundo tenha guardado uma boa lembrança de infância em que o sorvete se fazia presente. Mas você sabe como essa delícia surgiu no mundo?
A história começa com os chineses, há mais de 3 mil anos atrás, que misturavam a neve com frutas fazendo uma espécie de sorvete. Esta técnica foi passada aos árabes, que logo começaram a fazer caldas geladas chamadas de sharbet, que mais tarde se transformariam nos famosos sorvetes franceses sem leite, os sorbets.
Porém, a grande revolução no mundo dos sorvetes aconteceu com Marco Polo, que trouxe do Oriente para a Itália, em 1292, o segredo do preparo de sorvetes usando técnicas especiais. A moda dos sorvetes, então, espalhou-se por toda a Itália e quando Catarina de Médici casou-se na França com o futuro Henrique II, entre as novidades trazidas da Itália para o banquete de casamento, estavam as deliciosas sobremesas geladas, as quais encantaram toda a corte.
O grande público francês, porém, só teve acesso a estas especialidades um século depois, quando Francesco Procópio abriu um café em Paris, que servia bebidas geladas e sorvete tipo sorbet.
A partir daí não demorou muito para o sorvete conquistar toda a Europa e se espalhar pelo mundo, cruzando o oceano e chegando aos Estados Unidos, onde pela primeira vez, foi produzido em escala industrial.
Já no Brasil, o sorvete se tornou conhecido em 1834, quando dois comerciantes cariocas compraram 217 toneladas de gelo, vindas em um navio norte-americano, e começaram a fabricar sorvetes com frutas brasileiras.
Não havia, na época, como conservar o sorvete gelado e, por isso, tinha que ser tomado logo após o seu preparo. Sendo assim, um anúncio avisava ao público a hora exata da fabricação. O primeiro anúncio apareceu em São Paulo, no dia 4 de Janeiro de 1878, contendo a seguinte mensagem: “SORVETES – Todos os dias às 15 horas, na Rua Direita, nº 44.”